Você tem Perda de Urina de Forma Involuntária?

Bolo de Milho Fácil e Cremoso
10 de janeiro de 2022
Sol da Consciência
21 de março de 2023

Você tem Perda de Urina de Forma Involuntária?

 

Você já sentiu aquela vontade de urinar e antes mesmo que você pudesse evitar

Ver molhar a sua calcinha numa perda involuntária de urina?

Se isso ocorrer mesmo sendo em pequena quantidade você está  num processo progressivo de incontinência urinária.

A incontinência urinária é exatamente isso: A perda involuntária de urina. Essa  condição ocorre quando há pequenos escapes diários independente da quantidade  até mesmo quando é  apenas uma gota é considerada, incontinência.

É muito comum que as pessoas não se sintam confortáveis de abordarem esse tipo de assunto

Por vergonha e por ser algo intimo… delicado.

A perda de urina causa esse desconforto e muitos evitam relatar o fato até mesmo para o médico ocasionando  assim o agravamento do quadro.

Afinal, quais as causas da incontinência urinária?

O problema é mais comum em mulheres idosas, mas, pode afetar tanto homens quanto mulheres de todas as idades. No caso das mulheres isso acontece porque a mulher mais facilmente pode ter alterações no assoalho pélvico, ou seja, nos músculos que sustentam os órgãos da região, de forma que eles podem “perder a força” mais facilmente, e por consequência vir a ocasionar a incontinência, mas os homens (como já dizemos )não estão isentos de virem  a ter esse problema.

 

São vários os tipos de incontinência vale saber:

  • Incontinência de urgência: Vontade urgente e súbita de urinar associada à incapacidade de segurar a urina até chegar ao banheiro;
  • Incontinência por esforço: Perda de urina em pequenos jatos que acontece quando há aumento da pressão abdominal (quando a pessoa ri, tosse, espirra, faz exercício físico ou levanta um objeto pesado);
  • Incontinência mista: Mistura da incontinência de esforço com incontinência de urgência;
  • Incontinência por transbordamento: Acontece quando a pessoa perde a sensibilidade na bexiga e não sente quando ela está cheia, de forma que a bexiga fica tão cheia que a urina transborda;

Incontinência total: Escape contínuo de urina, devido ao não fechamento do esfíncter urinário.

Saiba mais sobre o assunto nessa matéria do Programa Viver Ok

Na matéria do programa Viver ok na tv Max Rio você poderá ver esse tema ser abordado numa entrevista com a fisioterapeuta pélvica Eliene Leiva do Rio de janeiro, Vale a pena assistir.

Continuando o assunto por aqui.

Como é Feito o Diagnóstico ?

A procura por um urologista será o primeiro passo . Após a devida avaliação e classificação de qual tipo de incontinência , serão pedidos os exames necessários  e depois disso   o encaminhamento para o tratamento  adequado .

A boa notícia  é que  quanto mais cedo for feito o diagnóstico ,e consequentemente o tratamento  as chances de cura  ou mesmo de uma considerável melhora na qualidade de vida   é  algo muito considerável .

Por isso , não espere para amanhã para procurar um especialista . A incontinência é mais comum  do que você possa imaginar , portanto não  demore  se isso

ocorre com você ! Procure ajuda para ontem ! Não esqueça !  Lembre -se  quanto antes melhor !

 

 

 

2 Comentários

  1. Joana D'Arc disse:

    Muito interessante a matéria!! Excelente entrevista!🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *